Wednesday, February 21, 2007

A verdade

Fui ao cemitério visitar a morte
E saí de lá com a vida a meu lado!...
A paisagem trsite das campas desalinhadas
Mostrou-me nesse noite o que somos na Vida!...
E as flores mortas, esqueléticas, mirradas,
Com os troncos já podres,
Fizeram lembrar-me as coisas mais belas
Que em nós vão morrendo!...
Chamei pelos mortos mas ninguém me falou!...
Talvez se sintam bem na casa da morte!...
O silêncio mortal pairava no ar
E senti uma voz falando p´ra mim:
É assim, homem,
É assim que todos acabareis:
Os ricos, os pobres,
Os padres, os pecadores,
Os bispos, os papas,
As prostitutas, as virgens,
Todos vós, sim, os que pisais a terra
Acautelai-vos!...
Sabei viver a vida senão depois da morte
Sereis apenas isto:
Ossos mirrados, almas enegrecidas...
Ai desgraçados de vós! se nao souberdes viver
Tornar-vos-eis só pó no campo da morte!...
Fernando da Silva Campos
Porto - 1970

No comments: